segunda-feira, 31 de março de 2014

Diário de Bordo

Começar uma segunda feira acordando às cinco da manhã para ainda pegar estrada não é fácil. Cedo eu estava na estrada, não quis acordar mais cedo ainda, era pra passar o café e já deixar tudo pronto para os que ainda ficaram dormindo, é que eu estava ainda muito cansado, meu final de semana foi sobrecarregado de responsabilidades.

Caí na estrada então foi cedo, imaginei tomar um belo café na estrada mesmo, ficou só no pensamento, pois vou contar uma coisa, aquelas barraquinhas lá em Perizes de Baixo é qualquer coisa de depressivo, ou como não dizer, de morrer. Gente, como pode se servir em barracas de péssimas condições de higiene, pessoas que vêm te atender, pasmem, com os olhos sujos, cara de sono, um verdadeiro nojo. Procurei a melhor das piores, e me ferrei. O beijú foi direto pro cesto de lixo, o café da mesma forma, claro, com muito cuidado para que o cidadão que me serviu não olhasse, pois poderia ficar ofendido. Ainda tem isso viu!

Segui minha viagem com fome, às sete, já em Rosário, fui direto para um povoado, fui visitar uma cliente, ali sim, um café decente, gostinho de café fresco, pena que na casa alheia sinto muita vergonha, e não aceito nada, só o pretiinho. Mas valeu a pena, resolvi o quue tinha pra resolver, conversamos um pouco, aquela 'brisa' fria e maravilhosa, de uma despertar na zona rural, deu vontade de passar o dia por ali, mas o dever me chamava.

Hoje eu tinha muitos atendimentos a fazer em Rosário, casos e mais casos, consegui dar encaminhamento a todos, ou a quase todos, dia muito produtivo. No meio da manhã, uma volta na cidade, no centro mais precisamente, conheci um pessoal por ali mesmo, todos muito receptivos, acabou que voltei para o escritório sem nenhum cartão no bolso. Mas o calor já apertava, aproveitei para tomar uma KS, não era gelada como a do Rocha lá de Viana, mas era uma KS.

No final da manhã a chuva começou a apertar, saí de Rosário já de baixo de um temporal, mas pensando chegar em São Luís antes das 14, pensamento que logo se frustrou. É que chegando no bendito Campo de Perizes, um engarrafamento quilométrico, fiquei ali das doze e meia até às treze, quando voltei e tentei pegar um atalho por baixo das torres da Eletronorte, meu carro logo virou um jeep, mas devido às chuvas o atalho se mostrava mais lento que esperar na pista, voltei do meio do caminho.

Já de volta ao Campo de Perizes resolvi me conformar com o atraso na minha volta, e liguei meu radinho, começava o programa policial que eu tanto gosto, mataram muita gente esse final de semana, terrível!!!

Andava a fila de carros uns vinte metros a cada meia hora, até que começava a fluir melhor o trãnsito, mas naquela primeira curva me apareceu na frente o motivo do engarrafamento, um acidente envolvendo um caminhão de tijolo e uma carreta, bateram de frente. Três feridos e um morto. O corpo estava na pista coberto com aquela manta térmica, não bati foto, apesar de jornalista que sou, hoje eu estava meio assim. Coitado, o rapaz que faleceu era trabalhador braçal e era ajudante no caminhão de tijolo. Ele trabalhava na carga e descarga dos tijolos. O rádio AM informa tudo.

De certo que o trânsito começou mesmo a fluir, mas já se aproximava das três da tarde. Um situação complicadíssima, até mesmo por que aquela obra de duplicação teima em não acabar, e enquanto isso vidas vão se perdendo, prejuízos materiais, atrasos, atrapalhos, e todo tipo de dor emocional para aqueles que precisam trafegar naquele trecho da BR. Eu mesmo perdi um carro ali naquele Campo de Perizes, quando em 2008 capotei um Millie que eu tinha, mais um acidente em que apenas pela graça de Deus é conseguí sair ileso.

Quando acabara de sair do engarrafamento, recebi um sms de uma amiga, ela me relatava que tava num engarrafamento em Campo de Perizes e não sabia do que se tratava, pedia pra eu ver na net o que havia ocorrido, não sabendo ela o que a esperava. Tentei responder a mensagem, mas meu celular não as enviou, Essas operadoras!! Não sei mais o que faço!!

Cheguei no escritório de São Luís às quatro da tarde, e logo tive que sair, fiz uns trabalhos rapidamente, meia hora depois já tava na pista novamente, precisei ir ao prédio de uma moça buscar um documento, de lá vim pra casa, precisava almoçar, já se aproximada das dezessete horas.

E almoçar correndo, pois tinha recebido telefonema de um cliente na Raposa, ali um outro cliente precisava falar comigo, além de que tinha eu que consultar um processo no fórum daquela comarca, precisava falar com uma outra senhora que tá adoentada, é eu sei, não sou médico, mas ela queria falar com o Advogado dela, então, fazer o que né. Ah, e eu também queria falar com o Oficial de Justiça da Comarca, era uma dúvida que precisava tirar.

Desde quando eu estava na estrada já tinha conhecimento de uma manifestação que tava ocorrendo na estrada da Raposa, mas as minhas necessidades eram bem maiores, e precisava mesmo chegar naquela cidade.

Em casa, me alimentei, banho rápido, às dezessete voando para a cidade de Raposa, cheguei no ponto da manifestação, bem em frente ao alto da base, fumaça às alturas, todos no acostamento, fui aos poucos me aproximando, os ônibus estavam passando por cima dos pneus em chamas, cenas de uma verdadeira guerra civil.

Perguntei para os pedestres, sobre o que se tratava a manifestação, ninguém soube informar, estavam manifestando sem saber de fato o que se pleiteava. O carros aos poucos foram passando, meio que por cima das cinzas já, eu furei também, e segui meu caminho. Seguidamente, logo encontrei na fila que seguia para São Luís o Ilustre Oficial de Justiça, com quem eu precisava muito falar, ali mesmo joguei meu carro no acostamento, e meio informalmente, e de forma açodada, o que não é de meu costume, conversei com ele, tirei a minha dúvida, desejei sorte e segui minha viagem, olhei pro relógio, dezessete e trinta, e o fórum fecha às dezoito, chutei, consegui chegar a tempo.

Olhei meus processos, dali segui para a casa da senhora que está adoentada, chegando lá percebi que não tá tão adoentada assim não, ali parece que descansei minha primeira hora no dia de hoje, sentei, conversamos por cerca de uma hora, a casa dela eu já conhecia de longas datas, conversamos, conversamos, e eu quase dormindo na cadeira pedi licença, marcamos pra eu ir um dia de sábado, ela quer conhecer Mariana.

Fizeram as contas, pois é, já era quase sete da noite, tinha ainda que ir à casa de um outro cliente que iria me levar na casa de um segundo, pois este último queria falar comigo, bem como fazer um acerto financeiro. Segui, o povoado acho que se chama Itapéua, casas humildes, mas de pessoas honestas, trabalhadoras, embora sem uma oportunidade de trabalho sequer. A pobreza e as necessidades saltam aos olhos. Uma realidade que conheço muito bem, afinal já desenvolvo meu trabalho naquela cidade já há quase seis anos.

Mais uma meia hora para uma conversa, um outro café, e enfim, voltar para casa. É, mas voltar para casa somente para buscar uma pasta de documentos que havia esquecido, era hora de voltar ao escritório, cheguei no escritório em cima das oito da noite, precisava organizar uns trabalhos de amanhã, tenho uma audiência amanhã na UEMA, às nove eu já saia do escritório, até que pensava em ficar mais um pouco, mas meu escritório que tanto falo fica no bairro da Areinha, que ao desavisado, é um dos bairros mais violentos da cidade, e portanto, não muito recomendado que se fique ali até tarde, embora eu não tenha qualquer medo, pois ali morei por mais de duas décadas, sendo muito conhecido, e portanto, não creio que alguém me fará um mal, mas não custa. Take a care!!!

Enfim, em casa, e nem preciso falar do meu estado.

Isso tudo explica então o motivo de eu estar aqui escrevendo com vocês já às vinte e três e trinta da noite, ardendo-me de dor de cabeça, ouvindo a Rose Castro. O programa hoje é sobre as duas greves, a da PM e a dos Rodoviários. E ainda sobre os Agentes Penitenciários, o entrevistado é o César Bombeiro, diga-se, Vianense!

Sobre esse dia de hoje, posso tirar de lição que essas manifestações estão virando um caso sério, e posso arriscar a dizer que a culpa é da autoridade policial que assiste a tudo com parcimônia. A Polícia deveria sim aplicar a força, manifesta-se hoje sem nem saber o por quê. Manifesta-se por incentivo de um político que tenta implantar o caos na cidade. Por tudo. Nós que temos um pouquinho de conhecimento, sabemos e entendemos o direito de manifestação, mas entendemos que tal direito têm sido desvirtuado, têm sido prostituído, e as autoridades não têm se dado conta disso.

A morte do rapaz lá em Perizes foi o que mais me tocou no dia de hoje, realmente foi uma cena triste e penosa, ver um ser humano ali, jogado, com todos em pé a conversar em uma rodinha como se nada acontecera. Que Deus conforte a família daquele cidadão. Que Deus o coloque em um bom lugar.

Gente é isso, nossas escusas por possíveis erros gramaticais que sejam encontrados nesse texto, mas é que de tão cansado não pretendo voltar para fazer a releitura.

A todos vocês eu desejo uma semana abençoada!!! Beijo grande!!!

IX Semana de Teatro no Maranhão será aberta terça-feira


Atrizes Lúcia Nascimento, Leda Nascimento, Leila Nascimento e o cenotécnico Wilton Gonçalves serão homenageados.



A IX Semana de Teatro no Maranhão será aberta, nesta terça-feira (1º), às 20h30, no Teatro Arthur Azevedo. Na solenidade, homenagens às atrizes Lúcia Nascimento, Leda Nascimento e Leila Nascimento e ao cenotécnico do Teatro João do Vale, Wilton Gonçalves, com a entrega a eles do Troféu Apolônia Pinto. Também haverá a apresentação do espetáculo solo "Também queria te dizer-Cartas Masculinas", com o ator Emílio Orciollo Netto.

Com ampla programação, a semana acontece até domingo (6), em São Luís, e de 25 de abril a 4 de maio em 12 municípios maranhenses. O evento contará com apresentação de espetáculos maranhenses e de outros estados, além de workshops, oficinas e lançamento de livros.

Na programação, teatro adulto, infanto-juvenil e teatro-musical. Em São Luís, as apresentações serão nos teatros João do Vale, Alcione Nazaré e Arthur Azevedo, com troca de ingressos por um quilo de alimento não perecível (não sendo aceito pacote de sal) nas bilheterias dos teatros, a partir das 14h, nos dias das apresentações. Os grupos que subirão aos palcos são de São Luís e Caxias, e de companhias do Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Brasília. Haverá espetáculos de rua, circo-teatro, performances e intervenções no Largo do Carmo e Praça Nauro Machado. As oficinas serão em espaços alternativos e salas do TAA.

Após a temporada de São Luís, a IX Semana do Teatro segue para as cidades de Arari, Axixá, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Colinas, Cantanhede, Icatu, Olinda Nova, Sítio Novo e Açailândia, que levará programação para Carolina.

O objetivo é difundir as artes cênicas e promover o intercâmbio cultural por meio de vivências. “Tem um caráter formativo e informativo, uma vez que disponibiliza ao público uma programação cultural de qualidade oferecendo, oficinas, intervenções teatrais, performances, leituras dramáticas.

Programação

Para este ano, estão programadas 10 oficinas de teatro para acontecer ao longo da semana em espaços do TAA. Serão ministradas por professores atores/diretores teatrais convidados de Goiás, Rio de Janeiro, Fortaleza, Rio Grande do Sul, Brasília e do Maranhão. Outras 10 oficinas acontecerão em cidades do interior maranhense.

Atores, diretores, professores e alunos de cursos de teatro terão oportunidade de participar e trocar novas técnicas e conhecimentos sobre teatro nas oficinas de Máscaras Neutras, Larvárias e Balinesas; Preparação Corporal e Jogo, Teatro Musical; Por Trás da Cena, Princípios Técnicos e Orgânicos da Voz, Processo de Criação, entre outras.

Interior do Estado

De 25 de abril a 4 de maio, a Caravana do Teatro levará a semana para os municípios. O público no interior é estimado em cerca de 5 mil pessoas, entre espectadores e participantes das oficinas. “Estamos ampliando o leque de municípios em relação ao ano passado, quando estivemos em sete cidades do interior”.

Difundir a arte cênica, promover a discussão sobre o fazer teatral dentro do estado, estimular a formação e capacitação de profissionais do teatro, promover a revitalização e valorização do teatro maranhense, incentivar a produção local, desenvolvimento sustentável dos artistas de teatro, formação de platéia, com espetáculos gratuitos, são algumas das metas do projeto da Semana de Teatro, evento que já se firmou no calendário cultural do estado.

Homenageados

Entre os homenageados na solenidade de abertura, o cenotécnico no Teatro João do Vale. "Seu" Wilton Mendes Gonçalves, começou a trabalhar no antigo Teatro Canarinho, hoje João do Vale, em 1982. Há 40 anos tem na marcenaria sua profissão e 30 anos dedicados a cenotécnica de teatro.

As irmãs Lúcia, Leila e Leda Nascimento - também homenageadas -, durante suas vidas profissionais, trabalharam em prol da educação. Elas participaram de inúmeros projetos culturais em escolas públicas e particulares, na área de teatro e sempre dedicaram especial atenção para a formação de plateia nos bairros de São Luís, principalmente entre jovens. Foram protagonistas de importantes montagens do teatro maranhense, com expressão e prêmios nacionais e internacionais.

AGENDA // ESPETÁCULOS

IX SEMANA DE TEATRO NO MARANHÃO

Dias 1º (terça) a 6 (domingo), manhã e noite

Espetáculos de teatro infantis e adultos com grupos nacionais e maranhenses convidados

Produção: TAA /SECMA

TAMBÉM QUERIA TE DIZER-CARTAS MASCULINAS
Dia 1º (terça), às 18h e às 20h30
Espetáculo de teatro com o ator Emílio Onciollo Netto na abertura da IX Semana de Teatro no Maranhão
Produção: TAA
Ingresso: Entrada Franca com troca de convites por um 1 kg de alimento, a partir das 14h na bilheteria do teatro
Indicação: 14 anos
Local: Teatro Arthur Azevedo

DESAMOR
Dia 2 (quarta), às 17h
Espetáculo de teatro de Rua com elenco da Cia Oops! De Goiânia
Produção: TAA
Ingresso: Entrada Franca
Indicação: Livre
Local: Praça Nauro Machado

ELEFANTES
Dia 2 (quarta), às 18h e 19h30
Espetáculo de teatro com elenco do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho (SL-MA)
Produção: TAA
Ingresso: Entrada Franca
Indicação: Livre
Local: Casarão DRAO (Fonte do Ribeirão)

RIMBAUDEMÔNIO
Dia 2 (quarta),às 18h
Espetáculo de teatro com elenco da Cia Direto da Fonte (SL-MA)
Produção: TAA
Ingresso: Troca pro 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: 14 anos
Local: Teatro João do Vale

A MAIS FORTE
Dia 2 (quarta), às 19h
Espetáculo de teatro com elenco do Grupo Coletivo (CE)
Cia Direto da Fonte (SL-MA)
Produção: TAA
Ingresso: Troca pro 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: 14 anos
Local: Teatro Alcione Nazaré

O MENINO MAIS RICO DO MUNDO
Dia 2 (quarta), às 20h
Espetáculo de teatro solo com o ator Danilo Dal Farra (SP)
Produção: TAA
Ingresso: Troca por um 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: Livre
Local: Teatro Arthur Azevedo

PALITA NO TRAPÉZIO
Dia 3 (quinta), às 10h
Espetáculo de teatro infantil com elenco do grupo maranhense Miramundo (SL-MA)
Produção: TAA
Ingresso: Somente para alunos de Escolas Públicas agendadas
Indicação: Livre
Local: Teatro Arthur Azevedo

DÁ LICENÇA MINHA GENTE
Dia 3 (quinta), às 17h
Espetáculo de teatro de Rua com elenco do grupo Grupo Cutucurim (RJ)
Produção: TAA
Ingresso: Entrada Franca
Indicação: Livre
Local: Praça Nauro Machado

O GRANDE CIRCO DOS IRMÃOS SAÚDE
Dia 3 (quinta), às 17h
Espetáculo de teatro de Rua com elenco do grupo Circo Teatro Artetude (DF)
Produção: TAA
Ingresso: Entrada Franca
Indicação: Livre
Local: Largo do Carmo

A RODA
Dia 3 (quinta), às 17h
Espetáculo de teatro de Rua com elenco da Cia do Quintal (SP)
Produção: TAA
Ingresso: Entrada Franca
Indicação: Livre
Local: Praça Valdelino Cécio (Centro Histórico)

LOUCAS POR AMOR
Dia 3 (quinta), às 18h
Espetáculo de teatro comédia com elenco do Grupo Aplauso (SL-MA)
Produção: TAA
Ingresso: Troca por um 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h na bilheteria
Indicação: 14 anos
Local: Teatro João do Vale

USO DE MÁSCARAS BALINESAS- DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA
Dia 3 (quinta), às 19h
Espetáculo de teatro com Luana Michelotte (RS)
Produção: TAA
Ingresso: Entrada Franca
Indicação: Livre
Local: Casarão DRAO (Fonte do Ribeirão)

DONA DERRISÃO
Dia 3 (quinta), às 19h
Espetáculo de teatro com Grupo Petit Mort Teatro (SL-MA)
Produção: TAA
Ingresso: Troca por um 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: Livre
Local: Teatro Alcione Nazaré

OLHO
Dia 3 (quinta), às 20h
Espetáculo de teatro com Cia Teatral Oops! de Goiás
Produção: TAA
Ingresso: Troca por um 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: Livre
Local: Teatro Arthur Azevedo

BRINCADEIRAS DE CIRCO
Dia 4 (sexta), às 17h
Espetáculo de teatro de Rua com elenco do grupo Circo Teatro Artetude (DF)
Produção: TAA
Ingresso: Entrada Franca
Indicação: Livre
Local: Praça Nauro Machado

POST MORTEM
Dia 4 (sexta), às 18h
Espetáculo de teatro com elenco do DRAO Teatro da (IN)Constância (SL-MA)
Produção: TAA
Ingresso: Troca por um 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: 14 anos
Local: Teatro João do Vale

O EXÍLIO DO POETA
Dia 4 (sexta), às 19h
Espetáculo de teatro com Grupo Theatro Careta (Caxias MA)
Produção: TAA
Ingresso: Troca por um 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: Livre
Local: Teatro Alcione Nazaré

O CORCUNDA DE NOTRE DAME
Dia 4 (sexta), às 20h
Espetáculo de teatro com elenco de atores da Cia de Arte Tete Nahas de Sergipe
Produção: TAA
Ingresso: Troca por um 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: Livre
Local: Teatro Arthur Azevedo

[CU] RRAL
Dia 5 (sábado), às 18h
Espetáculo de teatro com GÊ Viana (SL-MA)
Produção: TAA
Ingresso: Troca por um 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: 14 anos
Local: Teatro João do Vale

BRINCANDO DE CIRCO
Dia 5 (sábado), às 19h
Espetáculo de teatro com a Cia du-Nada Circo Teatro Itinerante (SL-MA)
Produção: TAA
Ingresso: Troca por um 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: Livre
Local: Teatro Alcione Nazaré

PÃO COM OVO
Dia 5 (sábado), às 20h
Espetáculo de teatro com elenco de atores da Companhia Santa Ignorância
Produção: TAA
Ingresso: Troca por um 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: 14 anos
Local: Teatro Arthur Azevedo

A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS
Dia 6 (domingo), às 19h
Espetáculo de teatro (Solo) com Júlio Adrião (RJ)
Produção: TAA
Ingresso: Troca por um 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h na bilheteria
Indicação: 14 anos
Local: Teatro Arthur Azevedo

domingo, 30 de março de 2014

Cultura X Especulação Imobiliária, façam suas apostas!!!

Escola de música coloca faixa-protesto contra especulação e corretores

Quem passa em frente à escola de música In Concert tem a atenção fisgada por uma faixa. Não se trata de promoção para aulas de guitarra, violão ou piano, mas de um aviso para espantar corretores e protestar contra a especulação imobiliária no bairro do Itaim Bibi, região oeste.

Stella Dalva, Stela Márcia e Stella Gizar em frente da escola In Concert
No comando da escola, as irmãs Stella Dalva, 41, Stella Márcia, 50, e Stella Gizar, 55, instalaram a placa para afugentar boatos de venda do imóvel da rua Jesuíno Arruda, 548, onde se ensina música há 30 anos.

O trio sempre foi sondado por interessados em comprar o imóvel, mas nos últimos dois anos tem enfrentado bizarrices: já flagraram um invasor medindo o terreno com fita métrica e uma corretora matriculou o neto em um curso só para poder circular com mais facilidade dentro do imóvel.

Elas chegaram ao limite quando o número de estudantes começou a cair, no segundo semestre do ano passado. O sumiço, segundo elas, ocorreu depois que um terreno de 100 m² ao lado da escola foi comprado pela incorporadora Davilar -que fará ali um prédio de escritórios.

"O boato de que nós teríamos sido comprados começou a se espalhar", conta Stella Márcia. "Colocamos a faixa para deixar claro que não sairemos."

Sergio Davila, arquiteto da Davilar, diz que a empresa fez uma proposta de compra, mas não espalhou boatos sobre a venda. Ele achou a colocação da faixa "deselegante". "Não passou de uma negociação comercial que não chegou a um acordo", afirma. Para a psicóloga Vânia Reis, 52, que mora na vila de 12 casas que contorna o empreendimento, nem tanto. "Não queremos que cortem as árvores do terreno."


Da Folha de S. Paulo

sábado, 29 de março de 2014

Definitivo

Carlos Drummond de Andrade

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos,por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos.

Por todos os beijos cancelados, pela eternidade.

Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar.

Por que sofremos tanto por amor?

O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável,um tempo feliz.

Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!!! A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento,perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável. O sofrimento é opcional...

sexta-feira, 28 de março de 2014

CASAR FAZ BEM AO CORAÇÃO!!!

Casamento faz bem ao coração, afirmam cardiologistas americanos

Estar casado ajuda a manter um coração saudável, enquanto ser divorciado ou viúvo está associado a níveis mais altos de doenças cardiovasculares, segundo um estudo realizado com 3,5 milhões de pessoas nos Estados Unidos e publicado nesta sexta-feira (28).

Este é o maior estudo que mostra como a saúde cardíaca está ligada ao estado civil, e foi apresentado na conferência anual do American College of Cardiology, realizada em Washington neste fim de semana.

"Esses resultados certamente não devem levar as pessoas a se casar, mas é importante saber que as decisões sobre com quem você está, por que e por que não, podem ter implicações importantes para a saúde vascular", explica o autor do estudo Carlos Alviar, cardiologista do Langone Medical Center da Universidade de Nova York.

De acordo com o estudo, para os casados, o risco de desenvolver qualquer doença cardiovascular é 5% menor em comparação com os solteiros. O risco de doenças cardíacas também é menor entre casados, em relação aos viúvos ou divorciados.

Os divorciados apresentaram uma maior probabilidade de desenvolver qualquer doença vascular, aneurisma da aorta abdominal, doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral em comparação com solteiros e casados.

Os viúvos mostraram probabilidades ligeiramente mais elevadas de sofrer qualquer doença vascular e doença arterial coronariana em comparação com os outros grupos.

"O estudo mostra que outros fatores de risco, como tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes e sedentarismo, também aumentam (o risco) junto ao fato de ser divorciado ou viúvo", indica Suzanne Steinbaum, diretora do departamento de mulheres e de doenças do coração do hospital Lenox Hill de Nova York.
 
Casamento faz bem ao coração, afirmam cardiologistas americanos

SOLIDARIEDADE CONJUGAL

"Como os casados tendem a ajudar uns aos outros a ser mais saudáveis, assegurando que seu cônjuge se alimente bem, faça exercícios, tome seus medicamentos e ajude a ir a compromissos, as pessoas casadas tendem a ter menos risco de doenças do coração", acrescenta Steinbaum, que não participou do estudo.

Os pesquisadores ficaram surpresos ao ver que a relação era maior em pessoas com menos de 50 anos de idade.

"A parceria entre casados e uma menor probabilidade de doença vascular é maior entre os jovens, o que não esperávamos", garante Alviar.

Neste grupo, o casamento esteve relacionado a 12% menos de probabilidade de apresentar doenças cardíacas ou arterial.

Entre aqueles que se casaram com idades compreendidas entre 51 e 60 anos, houve 7% menos de probabilidade de desenvolver doenças do coração e de 4% entre os 61 anos ou mais.

Os dados, coletados entre 2003 e 2008, foram obtidos a partir de 3,5 milhões de pessoas em 50 estados, com idades entre 21 e 102 anos que participaram de um programa pago para estudar doenças cardiovasculares.

Os autores observam que o estudo incluiu uma proporção relativamente pequena de participantes de minorias raciais e étnicas, o que pode limitar o significado dos resultados
 
 
Folha de S. Paulo

quinta-feira, 27 de março de 2014

Corpo em decomposição é encontrado na Praia do Meio


Restos mortais de uma pessoa de sexo ainda não identificado foi encontrado no inicio da tarde desta quarta-feira (26), na Praia do Meio em São Luís. As partes do corpo estavam dentro de um saco plástico e foi encontrado por moradores do local.

Peritos do Instituto Médico Legal-IML recolheram os restos mortais para análise.

Fonte: O Imparcial

quarta-feira, 26 de março de 2014

BARBIE CADEIRANTE


É simplesmente fantástica a notícia que acabo de ver aqui, e logicamente que não poderia deixar de compartilhar com todos vocês.

**********

A mãe de uma garota norte-americana de oito anos enfrentou a Mattel, fabricante da Barbie, e conseguiu para sua filha uma boneca em uma cadeira de rodas. A menina, Morgan Kelly, tem uma atrofia muscular que a obriga a se locomover em cadeira de rodas e queria encontrar uma Barbie com a qual se identificasse.



“Por que não pode haver uma Barbie de cadeira de rodas?” – foi essa pergunta de Morgan que levou a mãe a bater na porta da Mattel em dezembro. “Ela disse: “Pessoas deficientes não são bonitas o suficiente para serem bonecas Barbie?”, conta Angela Floyd, a mãe.
A menina havia ficado frustrada ao perceber que nenhuma entre as dúzias de bonecas de sua irmã mais nova tinha uma deficiência física. Foi por isso que a mãe, em dezembro de 2005, procurou a empresa para conseguir uma boneca que viesse em uma cadeira de rodas.

Apesar de atualmente não vender bonecas em cadeiras de roda, a Mattel já produziu, em 1997, uma boneca da linha Barbie chamada “Share a Smile Becky”, deficiente. E foi justamente esse produto, hoje fora de circulação, que resolveu o problema de Morgan. A Mattel encontrou uma unidade em seus arquivos e a enviou à menina.

“Quando eu mostrei à ela, ela sorriu de orelha a orelha”, contou Angela. “Ela dizia: ‘Mamãe, é igualzinha a mim, é igual a mim”.

“Felizmente, depois de uma pesquisa ampla da nossa equipe de atendimento ao consumidor, encontramos uma boneca Share a Smile Becky”, declarou Sara Rosales, vice-presidente de comunicação da Mattel.É simplesmente fantástica a notícia que acabo de ver aqui, e logicamente que não poderia deixar de compartilhar com todos vocês.
 
Notícia do Portal Deficiente Ciente

terça-feira, 25 de março de 2014

Jesus!!! Matou o pai por causa de dez reais!!!

Filho que matou pai por causa de 10 reais é preso





 
Dayone Moraes dos Santos, em 23 de março de 2013, havia assassinado seu pai Domingos Farias Santos, que tinha 43 anos, com tesouradas e facadas. O caso aconteceu na cidade de Porto Franco, no bairro São Francisco. Ele também havia tentado contra a vida de sua mãe.

Segundo os policiais que o prenderam a época, o desentendimento teria sido provocado por causa da quantia de dez reais, recusados pela vítima, supondo que seu filho usaria aquele dinheiro para compra de drogas.

Quase 365 dias depois, Dayone foi preso, pela Polícia Rodoviária Federal. Com "Pelezinho", como é conhecido, foi apreendida uma pequena quantidade de drogas, e, curiosamente, uma nota de dez reais. Voltas que o mundo dá.
 
 
Informações são do Blog do Marcial Lima

Bullying Amoroso! Cai fora dessa antes que seja tarde.

Talvez você não saiba, mas pode estar sofrendo bullying amoroso

Texto de Danielle Daian

Cada dia que passa tenho a mais absoluta certeza de que as pessoas tem sérios problemas com a realidade. Ou, melhor dizendo, com a dificuldade de adaptação do que se vende na indústria midiática com aquilo que efetivamente deve ser priorizado na vida real. Diariamente relacionamentos e modelos pessoais perfeitos são vendidos nos mais diversos meios de comunicação como sendo um padrão de beleza e comportamento considerados ideais, fato que tem levado a falência muitas parcerias feitas de carne, osso e vontades. O imaginário do ser humano aliado às cruéis expectativas individuais leva à supervalorização de determinados parâmetros e a inferiorização de outros que, não demora muito, termina no famoso bullying amoroso de uma das partes.

Na maioria das vezes se demora a perceber a imensidão do problema em jogo. A gente arruma desculpas para si, justificativas para o outro, se sobrecarrega de culpas, receios, medos e quando se vê a bagagem emocional está ali, encostada silenciosa no cantinho escuro do quarto calando uma liberdade que pode ser ouvida a quilômetros de distância. Justamente porque o bullying amoroso é talvez um dos comportamentos mais sutis que pode existir entre duas pessoas. Quando se assusta já virou hábito, rotina, aceitação. É a depreciação da opinião do outro muitas vezes publicamente, as contínuas manifestações de insatisfação com o corpo do parceiro (a) que levam a uma consequente diminuição da libido e da atividade sexual, o menosprezo com as crenças, o jeito de falar, de vestir, de viver, de amar.

Não tem nada na vida pior do que ser comparado a um padrão que simplesmente não existe. Querer ter do lado alguém com o corpo de modelo internacional, performance de atriz/ator pornô, a inteligência da Marília Gabriela, que seja além de tudo capaz de parar o trânsito fisicamente e de cuidar de você durante uma crise de rinite, é comprar uma expectativa fictícia e, cá entre nós, bem tediosa. Aquela particularidade que para um não é atraente, para o outro é algo absurdamente encantador. É tudo questão de ponto de vista, ou melhor, de onde e de que forma está vindo o olhar. Amor, parceria e cumplicidade não são algo que se conquista baseado em estereótipos e comédias românticas. Um relacionamento é feito de pessoas inteiras, com qualidades, defeitos, anseios e desejos absolutamente reais. Ou a gente ama o pacote todo que o outro nos oferece, ou procura alguém que preencha melhor nossos “pré-requisitos” em um relacionamento.

A verdade é que não existe força de vontade e amor no mundo que sobreviva a falta de respeito. Tem quem ainda tente passar por cima de tanta agressão emocional e se esforça ao máximo para agradar, corresponder, resgatar uma relação fadada ao fracasso. Mas o fato é que não deveria. A única responsabilidade que se deve amargar é a de deixar outra pessoa ferir o que se tem de mais importante: sua essência. Não existe nada mais doentio do que permanecer em um relacionamento que agride sua autoestima. Até porque a gente não corresponde nem às nossas expectativas, quem dirá às dos outros. Relacionamento foi feito acima de tudo para ser colo, aconchego e paz. Se a alma não se sente mais abraçada, se o aperto no peito for frequente, se em algum momento por menor que seja a gente deixa de se sentir integralmente desejável aos olhos de quem caminha lado a lado com nossas certezas, é infinitamente melhor continuar a travessia sozinho (a).

Amor é acima de tudo uma escolha. Assim como a permanência. Entra na nossa travessia quem faz por merecer. Sai quem ultrapassa os limites entre quem eu sou e quem você espera que eu seja. A vida, os relacionamentos, os romances, cada qual com suas peculiaridades, são únicos justamente por serem vividos por pessoas reais. Nada é tão reconfortante quanto estar ao lado de alguém que está com a gente simplesmente pela gente. Eu chamo isso de respeito e é o mínimo necessário em qualquer parceria. Caso contrário, este túnel tem duas saídas bem conhecidas: ou soma, ou sumo.

segunda-feira, 24 de março de 2014

A PISTOLAGEM NO MARANHÃO

Crimes de pistolagem voltam a ser praticados com frequência no Maranhão


O ex-deputado Peixotinho foi executado a tiros dentro de um carro,quando estava na companhia da esposa
O ex-deputado Peixotinho foi executado a tiros dentro de um carro,quando estava na companhia da esposa
















Os Homicídios encomendados, praticados mediante pagamento, conhecidos como crime de pistolagem, visto serem praticados por assassinos de aluguel ou popularmente conhecidos como “pistoleiros”, é uma modalidade que historicamente vem ocupando espaço na crônica criminal e que se tornou comum no Maranhão, notadamente no interior do estado.

A prática se instalou no estado e é muito comum, principalmente, em determinadas regiões como as cidades de Imperatriz, Bacabal, Santa Inês, Lago da Pedra, Dom Pedro, Tuntum, São João Batista, São Bento, Presidente Dutra, Barra do Corda e outros. A população nessas comunidades vivem em clima de apreensão, pois sabem que todo desentendimento ou rixa pode ser resolvido “na bala” e que quando isso acontece muitos inocentes acabam tendo as vidas afetadas pelas rivalidades.

Trata-se de um crime muito organizado o que dificulta as investigações. Dificilmente um crime praticado por pistoleiros, é elucidado por completo. Nos últimos dias, os crimes de encomenda recrudesceram na região Central do Maranhão, com as ocorrências de vários assassinatos, com crimes relacionados entre si.

Tudo teve início em janeiro de 2012 quando o prefeito de São José dos Basílios, conhecido como Chico Riograndense, foi abatido com cinco tiros de pistola calibre 380. Este crime foi atribuído a Antonio Pereira de Sousa, conhecido como “Antonio Velho”. Em 12 de julho do ano passado, foi assassinado Diogo Gomes de Freitas, então vereador no município de Dom Pedro, crime atribuído ao ex-deputado Edilson Peixoto – o “Peixotinho”, que a família da vítima apontou como o mandante.

Treze dias depois, o ex-parlamentar Peixotinho foi executado a tiros dentro de um carro, quando estava na companhia da esposa. Neste crime figurou como principal suspeito, um homem conhecido como Antônio Velho, que seria o executor do prefeito Chico Riograndense. Ele foi preso no fim do ano passado, sob acusação de ter pilotado uma motocicleta para o pistoleiro José Domingos Sousa, conhecido como “Galego”, que seria o matador do ex-deputado Peixotinho. Galego foi morto em setembro de 2013, em Tuntum.

Valdete Freitas, irmão do vereador Diogo Gomes de Freitas, apontado como mandante do assassínio do ex-deputado Peixotinho, foi morto em dezembro passado, na cidade de Dom Pedro, e Antonio Velho, que também teve participação na morte de Peixotinho, foi morto, alvejado com dois tiros na nuca, no dia 14 de fevereiro deste ano, quando participava de um velório em Presidente Dutra.

Crime difícil

A polícia está empenhada em combater este tipo de crime, mas encontra dificuldades nas investigações, diante da complexidade dos casos, garante a delegada geral da Polícia Civil Maria Cristina Menezes.

Informações de O Imparcial

Cidade de Rosário/MA e um belo exemplo

Ontem, Domingo, acordei bem cedo, quase na madrugada, precisava mais uma vez estar, e bem cedo, na querida Cidade de Rosário/MA, na região do Munim. Em verdade tenho até uma pequena angústia em meus pífios conhecimentos geográficos. Digo isso por que a Cidade de Rosário é colocada por todos como da Região do Munim, mas se analisar detidamente, ela está mesmo banhada é pelo Rio Itapecurú, e sendo assim, será que o mais correto não seria dizer que está localizada na Bacia do Itapecurú ou no Vale do Itapecurú. Não sei, mas penso que geograficamente seria o mais correto. Mas isso não é trabalho para Advogados, vamos deixar para quem entende do assunto. Vamos ao que interessa.

Como eu havia falado, ontem fui à Rosário, localizada na Região do Munim, precisava fazer algumas visitas a alguns clientes. A realidade do Maranhão é praticamente a mesma, seja qual for o município que você visite. Em Rosário não é diferente. As belezas e riquezas naturais, juntamente com o povo daquela cidade tão hospitaleira, são de fato o que de mais valioso podemos encontrar. Belezas que se sobressaem em meio ao descaso do poder público, e às dificuldades encontradas por todos.

O cidadão Rosariense não desiste, e usa de todas as suas forças para combater e vencer as dificuldades de seu dia a dia. Ontem, em meio ao trabalho que desenvolvia, consegui observar cenas bastante interessantes.

A tia dedicada lutando pela educação dos sobrinhos
Como exemplo, a da foto ao lado, onde uma jovem, em pleno dia de domingo, 'dava' aula de alfabetização (reforço) para os seus sobrinhos. Perguntada sobre o desenvolvimento escolar das criança, ela me relatou que fazia aquilo pois a educação pública do município não era a contento, e que as suas aulas de reforço eram bem importante para aquelas crianças, e de fato me pareceu mesmo que sim, pois a gatorinha de 5 anos, já era alfabetizada, e conseguia perfeitamente fazer a formação silábica das palavras, isso eu constatei pessoalmete, embora não tenha grandes conhecimentos na pedagogia e na educação escolar.

A criançada atenta à aula da 'professora durona'
Assim mesmo que o cidadão de bem consegue combater e driblar as dificuldades, usando de muito esforço, de muita sabedoria e de muita criatividade, pois somente assim, essa tia/mãe conseguirá criar um degrau social a seus sobrinhos de modo a dar a eles uma condição de igualdade para as competições do mundo.

Meus PARABÉNS pela iniciativa desta Jovem.

Com esta cena que eu presenciei, com este belo exemplo, já podia voltar pra casa, meu dia já estava realizado. Mas continuei em meu trabalho, em minhas visitas, mas com e pensamento na iniciativa daquela moça. Ao final de tudo, voltei pra São Luís, chegando em casa já passava das 14h, a fome, o sono e o cansaso me apertavam por demais, era hora de parar, descansar e curtir o restinho do domingo, pois ainda pretendia ir à Igreja, mas tendo acordado na Madrugada, acabou que, por estar muito cansado, não conseguí. Mas tive sim um lindo dia de Domingo.

Assim, me resta deseja a todos uma abençoada semana, beijando o coração de cada um de vocês!

sábado, 22 de março de 2014

Minha mãe disse preu fazer medicina e eu entendi oficina!!!

Sábado à noite, eu no escritório trabalhando e ouvindo o Mirante Brega.. Lembro da minha grande amiga Patricia Costa Reis, que sempre fala.. minha mãe disse preu fazer medicina e eu entendi oficina!!! Tenham todos uma belíssima noite!!!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Viagens sonolentas

Como já da minha natureza, hoje precisei ir à já minha Viana, sabe né, hoje é dia de atendimento no escritório que mantenho naquela cidade. Mas estas viagens têm se tornado cada vez mais cansativas face à correria que envolve minha vida laboral. A semana correndo pra lá e pra cá, dormindo pouco, pouco por não conseguir mesmo, deito e não durmo, problemas em minha mente, processos, enfim, é uma gama de preocupações, que acabam por esgotar todas as nossas forças. E quando então chega a sexta-feira, é dia de ir pra Viana, fazer o que eu mais gosto, trabalhar mais ainda.

Ontem chegava da rua já passando das onze da noite, até que eu me aprumasse aí já passava, e muito, da meia noite, e tendo que acordar às quatro para às oito estar em Viana, de fato não é fácil.

Em dias assim, na estrada, o que eu costumo fazer é vir parando de quando em vez, seja pra tomar um café, seja pra olhar mais de perto algo que me chamou a atenção. Hoje não foi diferente, parei umas quatro ou cinco vezes, e uma dessas paradas foi exatamente para olhar um acidente que havia ocorrido. Me assustei com a forma que o caminhão envolvido se encontrava. Veja na foto. Realmente tentei entender o que acontecera, mas não consegui.

De certo que parei mesmo foi pra tirar fotos, e assim, ocupando a mente, espantar o sono que por demais tentava roubar-me o volante.

De tal sorte amigos, com ou sem paradas, cheguei em paz, graças ao bom Deus!

Assim, desejo uma sonolenta e abençoada sexta-feira a todos!!!

quarta-feira, 19 de março de 2014

O estado de humor de um ser

Antes de tudo, boa noite gente! Sinto que nesses últimos dias estou escrevendo pouco, mas não como das últimas vezes, quando meus trabalhos me tomaram todo o tempo, o que fez por muitas e muitas vezes eu deixar um vazio aqui neste Blog que passavam de semana sem escrever uma linha sequer. Desta feita é apenas a falta de vontade para escrever. E explico.

Ofensa moral é algo assim meio difícil de se compreender. Eu mesmo que trabalho com isso quase que diariamente já percebo isso como algo que bem natural. Ah, o cidadão teve seu nome negativado, dano moral! Ah, o cidadão teve um empréstimo feito de forma fraudulenta em seus rendimentos, dano moral! Teve sua energia cortada com tudo pago, dano moral! E é mais ou menos assim que funciona. Mas meu entendimento vai um pouco além disso. Penso que isso ai que acabo de falar trata-se apenas do que se convencionou, o que todos habitualmente chamam de dano moral. Em verdade penso diferente. Isso nada mais é que uma espécie de multa por alguém ter descumprido alguma convenção ou acordo exitente no 'contrato social', e não falo daquele conceituado por Rousseau.

Funciona assim, você paga em dia a fatura da concessionária de energia e ela, a empresa, se compromete a te fornecer a energia sob determinado padrão de qualidade. Em havendo um corte indevido a empresa irá te pagar uma multa (indenização), arbitrada por um juiz, em razão do descumprimento daquele contrato social. Isso todos chamamos erroneamente de dano moral.

Disse erroneamente pois penso que Dano Moral é outra coisa. Este, nesta minha teoria, é algo que fere de morte o teu sorriso, que fere teus sentimentos, que fere mesmo a tua moral, e isso não se repara. Se você já foi ofendido moralmente, se a sua hombridade ou honradez de caráter foi machucada, ou arranhada que seja, então muito bem sabe do que eu falo. Outro dia me senti assim, e pior, sendo tomado de surpresa, de um modo que nada se pode fazer, ou se há o que fazer, naquele momento eu preferi não fazer nada, preferi que o tempo o fizesse.

O que tem a ver tudo o que eu disse com humor? É meu caro, ocorre que quando se é vítima de fatos desta natureza, você, no período em que rumina aquele acontecido, certamente vai sofrer com seus sentimentos, vai até por alguns momentos sentir-se corroer por dentro, tamanha a sua impotência perante fatos tão gravosos ao seu bem-viver. Isso por sí só tira-lhe o sorriso do rosto, não resta dúvidas.

Apesar de passados alguns dias do ocorrido que abalou-me moralmente, esta semana, recebi a visita de uns pensamentos que me lembraram do episódio, e com eles outras novidades, nada boas. O certo é que isso me levou ao chão, tamanha a potência ao chegar em minha mente, o que tornou o meu dia como um daqueles dignos de serem esquecidos.

Procurei ler bastante sobre o assunto, constatei que, segundo os estudiosos, o que eu deveria fazer era procurar médico, ou psicologo, para que, mediante tratamento específico, eu pudesse esquecer o que me acometera, ou, segundo um outro estudioso, apenas atividades físicas, em uma boa dose, poderiam ser suficientes. E como foram! E alguns outros, recomendavam que a pessoa escrevesse, em cartas ou emails. Bingo! Pensei, vou escrever no Blog, ótimo remédio, e eis-me aqui enchendo o ouvido de vocês de asneiras!

Viver é algo fantástico, esplendoroso! Vive-se bem hoje, amanhã vive-se melhor, depois de amanhã você sente-se derrotado, mas na semana seguinte vive-se como se fosse o ser mais abençoado do planeta. E é mais ou menos assim que nossas vidas se desenrolam mesmo.

Para combater a chatiação que me acometera, procurei ocupar minha mente com tudo o que costumo fazer, sem muitas invenções. Trabalhei pela manhã, fiz uma audiência somente. Tratava-se de uma Justificação Prévia de um pedido de afastamento de lar. Explico também. Justificação prévia é quando o Juiz pretende ter melhor convencimento sobre um processo, ele precisa de mais embasamento em um processo, mais ainda do que aquilo que o Advogado juntou no início do processo, como por exemplo, neste meu caso de hoje, a Juíza queria ouvir testemunhas, pois eu pedia que ela determinasse que um cidadão fosse afastado do lar pelo fato de ele estar ameaçando com uma faca a sua esposa, no caso a minha cliente. Eu juntei no processo várias ocorrências policiais, mas como BO é a coisa mais fácil pra se fazer hoje, ela queria testemunhas, para, somente após ouví-las, decidir pelo afastamento do Rapaz.

Pois fiz a audiência, a juiza ficou com medo de decidir, até entendi o lado dela, mesmo eu municiado com as testemunhas necessárias, ela ficou com medo de decidir. Toda tomada de decisão é difícil, e talvez por isso que ela não decidiu hoje. Até devo fazer a correção necessária do meu pensamento, ela não ficou com medo, ela foi cautelosa, apenas cautelosa. E em verdade nossa vida também funciona desta forma, devemos ter muita cautela ao tomarmos qualquer decisão, seja ela qual for.

Voltando aos meus a fazeres de hoje, continuei em minha atividades de 'Advogado Operário', consegui até vir em casa ao meio dia para eu almoçar. À tarde, de volta ao escritório, consegui também, em meio à pesquisa sobre aquilo que me acometera, desenvolver minhas atividades laborais a contento. Parte desta tarde ocupei-me fazendo algumas petições para uma amiga. É que ela está impedida de Advogar face a atividade que vem desenvolvendo, e como restaram alguns processos dela para dar encaminhamento, fiquei com esta incubência, o que fiz com o mesmo prazer que faço os processos dos meus clientes. Resolvi tudo.

Finalizados os trabalhos resolvi seguir os aconselhamentos dos especialistas, voltei cedo pra casa, às 18h30min já estava de volta. Depois de um banho, aquela caminhada à beira da orla, que em nossa cidade chamamos de Litorânea, não sei por quê. Em outras cidades não se chama assim, chamam de Orla, Beira Mar, mas Litorânea, nunca ví.

Foram mais de 2 horas de caminhada, olhei algumas pessoas amigas conhecidas, como já de costume, outras de umas galerinhas estranhas, embora quem me olhe possa até dizer também que me achou estranho.

Duas coisas foram bem legais na caminhada de hoje, uma que encontrei uma amiga, que me disse que laranja, a cor da camisa que eu usava, me caia muito bem, e embora o elogio tenha vindo de uma amiga, ela não é suspeita, pois é do tipo que não tem compromisso em agradar a ninguém, nem os amigos. A outra foi que recebi uma ligação, quando já na metade da caminhada, de uma outra amiga, e fiz todo o resto da caminhada ao telefone com esta doce criatura, que me contou inúmeros causos, a qual ouviu também atentamente meus reclames pelo dia de hoje. Conversa agradável do tipo que me fez até esquecer que eu caminhava. Combinamos de tomar uns negócios qualquer dia desses ai, e essa saída tenho certeza que vai dar umas histórias bem legais.

Ao final da caminhada, já no elevador, pensava. - Meu Deus, nos deparamos com situações que deixamos tomar uma força tal que acabamos comm um dia de nossas vidas, perdemos um dia inteiro com problemas tão irrelevantes, enquanto pessoas sofem de enfermidades incuráveis, de corpo e de alma. Vivenciei outro dia uma história que quase me fez cair literalmente da cadeira, um cidadão se matou, isso mesmo, ele cometeu suicídio por conta de um Advogado, fiquei estupefato. A postagem contando toda a história está quase pronta, já na correção ortográfica, em breve publicarei aqui pra vocês. Pois então imaginem a dor desta família. A dor, dor emocional, dor na alma, que este cidadão sentiu para ter tomado decisão tão extremada. Tomada de decisão que a Juíza de hoje ficou com medo de tomar, ou foi cautelosa e não tomou.

Pensei tembém, ainda no elevador, da dor de um pai que conheci dia desses em meu escritório, quando teve o filho preso por erro e irresponsabilidade de um outro Advogado que apenas estava 'comendo' o dinheiro da família e não fez nada no processo do rapaz. Este eu corrigi, e hoje saiu a revogação da preventiva dele.

Dores incuráveis, então, temos esse consolo, há pessoas sofrendo bem mais que nós. Mas atenção, muita atenção, não por isso que devemos nos acomodar, não pense que por conhecer alguém que sofra mais que você, em seu vil entendimento, que irá então se acomodar, se enconstar em sua zona de conforto, penso não ser a melhor escolha. Vamos, mexa-se! Cure seus pensamentos, vamos à tomada de decisões sem medo, mas com cautela. Não instigue o suicídio de sua alma. Liberte-se da prisão. Caminhe mais. Escreva mais e melhor. Sorria com amigos(as). Elogie e seja elogiado. Afaste do seu lar tudo que ameaça a sua paz. Seja claro, explique-se. E acima de tudo, não ofenda ninguém. Assim, serás feliz. Eu garanto!

Termino este dia como não começei, com minha alma já transbordando de felicidades!

Viu como é fácil !!!

segunda-feira, 17 de março de 2014

17 de março... 17 anos atrás


Lembro que há exatos 17 anos, eu começava a trilhar uma nova jornada em minha vida. Naquele dia eu tive meu primeiro dia de aula na minha primeira universidade, era o Curso de Ciência da Computação, na UFMA, e eu tinha apenas 17 anos. Eu era bem novo, mas com a mochila cheia de sonhos. Da mesma forma, e o que é bem engraçado, pelo menos pra mim, é que minha família, também naquele mesmo dia iniciava um projeto de trabalho, um projeto humilde, mas um projeto, o que 17 anos depois, vejo que também nos trouxe muitas felicidades, muitas realizações, e hoje, juntos, olhamos para trás e percebemos o quanto Deus nos conduz em segurança, o quanto ele é capaz de fazer por nós.

Passados exatos 17 anos daquela data, eu aqui estou, nem imaginava que não iria fechar aquele curso, e que enveredaria por um caminho bem diferente. Mas aconteceu, mudamos, e como mudanos em 17 anos. Vivi experiências mil, consigo lembrar daquele menino de 17 anos atrás, embora com as mudanças tão necessárias em nossas vidas. Nesses 17 anos cursei outras 2 faculdades, a de Engenharia Mecânica, abandonada no 7º. Período, e a de Direito, também na mesma UFMA, na qual me formei, e de onde tirei o conhecimento inicial e necessário para hoje estar aqui tentando Advogar.

Ainda me assemelho muito aos meus 17 anos, minha mochila agora está mais cheia ainda, mas agora junto com os sonhos, tenho um montão de experiências espalhadas pelos bolsos, que hoje me ajudam, e como ajudam, a realizar os mesmo sonhos, e outros que consegui arrumar na mesma mochila também, outros que deixei de lado, outros que reformulei, enfim, uma mochila lotada mesmo!

Assim, te faço um convite, viva esta experiência que estou vivendo neste momento, olhe para 17 anos atrás, e veja o que mudou em sua vida, veja a pessoa que você era, e compare com a pessoa que você é. Gostou do que viu? Gostou da mudança? Não!? É uma pena, pois eu gostei das minhas!

A encantadora Mariana
Não posso deixar de falar na maior de todas as mudanças que recebí, hoje sou Pai de uma bela e encantadora garotinha, a Mariana, que ocupa meus sonhos, minhas preocupações naturais de pai e meus pensamentos diários, a quem devoto todo meu amor e dedicação, e a maior responsável pelas melhores transformações do meu ser.

E assim vamos vivendo, mudando um pouco a cada dia, e numa luta incessante para que esta mudança seja sempre a melhor.

Queria poder contar apenas em uma postagem essa mudança sofrida em 17 anos, mas nem preciso dizer que é humanamente impossível. Mas prometo, um dia eu conto.

Tenham todos uma ótima semana, e muitas felicidades em seus próximos 17 anos!!!