segunda-feira, 7 de abril de 2014

CIRCO TEATRO ARTETUDE

Pois como eu já havia noticiado, reveja aqui, a Semana de Teatro do Maranhão se deu com muitas opções para os apreciadores da arte. Eu coloquei a minha programação no bolso e quando tive oportunidade fui lá apreciar uma peça, não todas que desejava ver, mas consegui tempo pra assistir a uma bem especial, denominada de O Grande Circo dos Irmãos Saúde.

Esta peça é um espetáculo de Teatro de Rua com elenco do grupo Circo Teatro Artetude do Distrito Federal.

Quando em conversa com a Mariana, falei do que estava se passando na cidade, quando então ela quase me põe louco, pois falava a todo instante que queria ir ao Teatro.

Ela é uma grande apreciadora da arte, e com seus incompletos quatro anos já foi ao teatro muito mais vezes que muitos marmanjos e marmanjas que temos por ai. Ao ponto de eu ficar imaginando que ela quando crescer vai mesmo querer enveredar pelo mundo das artes, o que logo me faz pensar que estou mesmo ferrado, pois já ví que vou ter que trabalhar até os cem anos pra mantê-la, já que as artes não têm o devido reconhecimento das autoridades, empresários e até mesmo da própria sociedade, fazendo com que aqueles que vivem dela sejam remunerados de forma bem abaixo daquilo que de fato são merecedores.

A apresentação se deu na Praça João Lisboa, tambem denominada de Largo do Carmo, isso na última quinta feira, a pontualmente às 17h estávamos lá, eu e Mariana para apreciarmos o belíssimo espetáculo. Por se tratar de espetáculo na modalidade Teatro de Rua, o lugar adequado é exatamente algum como aquele escolhido, uma Praça, um Largo, uma Rua de grande movimento ou coisa do tipo.

Não houve como ficar em pé pois ela é muito pequena. Pô-la no ombro nem pensar, ela já tá muito grande e pesada, se bem que eu até que tentei, mas a minha interação com ela não ficava muito favorecida assim, e, portanto, foi o jeito furarmos a mutidão e sentar no chão ali aos pés de todos, e ela naturalmente amou toda essa arrumação.

A peça nada mais é que uma apresentação de dois palhaços, que então começam a interagir com o público, chamando um e outro para participar das suas brincadeiras e trapalhadas. Tudo muito divertido, que fez do mais novo ao mais idoso se lavar de sorrir. Aqui no Maranhão, confesso, nunca ví nada parecido. Foi quase uma hora de apresentação, e ao final estávamos todos realizados, a Mariana então, ficou eufórica, não sei como, mas ela sorriu do começo ao fim.

Ao final, fez questão de tirar a já tão tradicional foto com os artistas, disso ela não abre mão. Lembro-me até do dia em que fui assistir a uma apresentação do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e na saída do Teatro ela ficou me aperriando pra eu falar o por quê a Narizinho não quis tirar foto com ela na saída, me ví mesmo aperriado pra encontrar uma razão para tal.

Ao final, hora do lanche, e como não visitar aquela lanchonete antiiiga ali no térreo do Edifício Colonial, tomei ali meu café, Mariana apenas um suco e um mixto, e logo já era hora de correr, tinha eu que devolvê-la na casa da mãe antes do anoitecer, pois pra quem ainda não sabe, a Mariana é filha de pais separados. Mas Mariana continuava alí pulando de alegria e a lembrar dos palhaços a todo instante.

Voltei pra casa com a máquina cheia de fotos, e estava ansioso para compartilhar aqui com vocês, mas fiz a seleção de algumas apenas. No final dessa postagem você pode observar na galeria de fotos.

Conseguí ainda observar que o Circo Teatro tem o patrocínio da FUNARTE, a Fundação Nacional de Artes, que é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo, e está vinculada diretamente ao Ministério da Cultura, isso segundo informações da própria instituição em seu site na internet.

Veja logo mais abaixo as informações extraídas do site do Circo Teatro Artetude.

Site do Circo Teatro: http://www.circoartetude.com/

O Circo Teatro Artetude é uma trupe que estuda e desenvolve tecnologia para espetáculos de rua. O grupo, com dez anos de existência, conta com quatro espetáculos: Brincadeiras de Circo, Grande Circo dos Irmãos Saúde, Patralhões e Clownbaré (show de variedades).

Em seu ônibus equipado com som, luz, cinema e picadeiro, que ora é camarim, ora é picadeiro, a trupe viaja por todo o Brasil. A bordo desse circo sobre rodas, já participaram dos principais festivais de palhaço e circo do país, como SESC Fest Clown (Brasília), Anjos do Picadeiro (Rio de Janeiro), Fiac (Bahia), Mostra SESC Cariri de Cultura (Ceará), Mostra Zezito de Circo (Brasília), Festival de Circo do Brasil (Recife), Tangolomango (RJ e PE), Festival Mundial de Circo (Belo Horizonte) entre outros.

O Circo Teatro Artetude acredita no circo como instrumento para a construção de um pensamento novo, baseado em sentimentos como respeito, disciplina, confiança e perseverança. Sentimentos muito importantes para a formação de um cidadão capaz de contribuir para a formação de um mundo novo e sustentável.

Galeria de Fotos



























Nenhum comentário:

Postar um comentário