terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

75 Assassinatos em Janeiro na grande São Luís

Janeiro registra 75 assassinatos na região metropolitana de São Luís

O primeiro mês de 2013 registrou 75 assassinatos na Grande São Luís. Comparado com janeiro de 2012, quando foram somadas 59 mortes, houve um acréscimo de mais de 25% nas ocorrências. Esse resultado foi obtido por meio de levantamento baseado nas matérias publicadas pelo Jornal Pequeno e em informações contidas no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Dos 75 assassinatos, 47 correram com o uso de arma de fogo, 23 com o de arma branca e 5 com outros meios. Do total de ocorrências, 54 aconteceram em São Luís, 10 em São José de Ribamar, 5 em Paço do Lumiar e 5 na Raposa. O bairro considerado mais violento é Bairro de Fátima, com 3 mortes, seguido da Vila Mauro Fecury, Coroadinho, Bacurizal (Raposa), Vila Conceição (Altos dos Calhau), Vila São José (São José de Ribamar), Calhau, Alemanha, Estiva, Cidade Olímpica, Pedrinhas, Centro e João Paulo, com dois registros cada.

Entre as vítimas, 73 eram homens e duas eram mulheres. Deusenilce Costa Pereira, de 32 anos, foi assassinada com o uso de arma branca, no dia 7, durante o aniversário do próprio filho, na Ilha da Paz (área da Vila Mauro Fecury I). O autor do crime foi preso logo em seguida. Maria da Conceição Belfor, de 50 anos, foi encontrada morta no interior de sua residência, com sinais de violência, no dia 14. A polícia acredita que ela tenha sido vítima de um latrocínio – roubo seguido de morte.

O maior número de assassinatos ocorridos em janeiro teve como vítimas pessoas na faixa etária acima de 22 anos, com total de 50 mortes. Entre a idade de 16 a 22 anos, a soma foi de 21 casos. Abaixo dos 16 anos ocorreram três registros. Três corpos ainda permanecem sem identificação no Instituto Médico Legal (IML).

Do total de mortos, 6 eram adolescentes, todos mortos com o uso de arma de fogo: Ailton Pereira da Silva, de 17 anos; Elton de Jesus Pires Cerqueira, 17; Wendel Oliveira Lima, 16; Anderson Silva Rodrigues, conhecido como 'Cebola', 16; Wemerson L. De Jesus G. Cabral, 16; e Bruno Furtado dos Santos, 16.


Anderson e Wemerson estão entre os 18 assassinatos, dos 75 registrados em janeiro, que podem estar relacionados ao tráfico de drogas. Além do adolescente, estão entre vítimas desses casos: Augusto Simão Correia, de 27 anos; Elton Osmar Costa, 21; Daniel Luís Rodrigues da Silva, 23; Josivan de Jesus Santos, 26; Tácio Antônio Silva Rodrigues – o 'Morcegão', 25; Flávio da Silva Pereira, 31; Pedro Silva Costa Neto, 31; Paulo Roberto Cruz Sena, 26; Antônio Marcos Barros dos Santos – o 'Zarolho', 26; Jaterlan Cunha Rocha, 19; Flávio Henrique Ferreira, 22; Anderson Alves Silva, 23; Leandro de Jesus Pereira Lopes, conhecido como 'Léo', 21; Jefferson Rocha dos Santos, conhecido como 'Sobrancelha'; e Luan Jefferson dos Santos Araújo, 19.

Outro dado de destaque do mês de janeiro são as duas mortes ocorridas durante confronto com a polícia. Leones Ribeiro, conhecido como 'Romarinho', de 23 anos, morto na Vila Conceição (Altos do Calhau), no dia 3; e Paulo Henrique Rabelo Frazão, conhecido como 'Pé de Bola', 26, morto no dia 16, na Vila São José.

Leones, que era acusado de assaltos e tráfico de drogas, morreu ao trocar tiros com policiais militares do Serviço de Inteligência, na localidade conhecida como Portelinha. Na ocasião, três companheiros de 'Romarinho' foram presos.

Paulo Henrique, o 'Pé de Bola', acusado de estar envolvido na morte do sargento da PM Gilmar Santana Cruz Azevedo, morreu ao trocar tiros com policiais militares do Serviço de Inteligência, quando procuravam pelos autores do assassinato do policial.

Dentro do sistema prisional do Maranhão foram registrados dois assassinatos. Pedro Araújo da Silva, de 20 anos, natural de 'Zé Doca', foi morto a chuçadas, no dia 23, dentro do Presídio São Luís II. Paulo Rogério Barbosa Soares, 30, também foi morto com arma branca, no dia 24, dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas.

Crimes de destaque – Além dos assassinatos já mencionados acima, também merecem ser destacados outros cinco casos. O primeiro deles é o que vitimou Heval Camilo Lima Silva, o 'Miau', de 26 anos. Ele foi assinado a tiros, no dia 21, na Vila Mauro Fecury I. O crime teria sido praticado por dois ou mais homens que estavam em uma caminhonete branca. Na ocasião, um menino de cinco anos também foi baleado e foi socorrido. 'Miau' estava sendo procurado pela Justiça pela prática de vários homicídios. Ele também era acusado de envolvimento em assaltos na cidade.

Foram destaques, ainda, as mortes de Rodrigues Tavares Tito, de 19 anos, e Pedro Lima Oliveira, o 'Locinha', de 45 anos. Eles foram linchados, por populares, no dia 7, no Alto do Farol, depois de terem matado o comerciante Valdick Carvalho da Silva, no dia anterior. Também no dia 7 ocorreu o crime que vitimou o assaltante Auclines de Menezes Costa, conhecido como 'Piauí', de 39 anos, morto a tiros por uma advogada que reagiu a uma saidinha bancária, praticada por ele na porta do Bradesco da Avenida dos Holandeses, no Calhau.

Outro crime de grande repercussão na imprensa foi a morte do sargento Gilmar Santana Cruz de Azevedo, de 48 anos, ocorrida no dia 15. A vítima foi assassinada com um tiro no olho, quando se encontrava na Avenida Paraíso, no interior de um ônibus que faz linha para o Jardim Tropical, retornando para sua casa, no mesmo bairro. Três homens, suspeitos de envolvimento na morte do militar, foram presos (Carlos George Rabelo Frazão, Pedro Ricardo Sousa e Jackson Dutra Ataíde) e Paulo Henrique Rabelo Frazão – o 'Pé de Bola' morreu em confronto com a polícia.

A morte do assistente de estúdio da TV Cidade, Wadson Costa da Silva, de 32 anos, conhecido como 'Cof Cof', também foi destaque na imprensa. Ele foi morto com cerca de nove tiros, na Praça da Saudade, na Madre Deus. O crime teria sido praticado por dois homens, que ocupavam um carro preto. Segundo a família da vítima, Wadson teria um relacionamento com a ex-namorada de um presidiário, identificada como Samara, e por esta razão a polícia investiga a possibilidade de crime passional.

PESSOAS ASSASSINADAS EM JANEIRO

1 – Ailton Pereira da Silva, de 17 anos (morador da Vila Jackson - Bairro de Fátima; registro no IML em 1°/1/13; morto por arma de fogo, crime ocorreu Bairro de Fátima)
2 – Josiel Vieira Mendonça, de 40 anos (morador da Fé em Deus; registro no IML em 1°/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no João Paulo)
3 – Maximiliano Plácido Nunes, de 61 anos (morador do município de Penalva; registro no IML em 1°/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no São Francisco)
4 – Leandro Fontinele da Silva, de 24 anos (morador da Divinéia; registro no IML em 2/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no Parque Bob Kenedy)
5 – Heval Camilo Lima Silva – o 'Miau', de 26 anos (morador da Macaúba; registro no IML em 2/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Mauro Fecury I)
6 – Elton de Jesus Pires Cerqueira, de 17 anos (endereço não informado; registro no IML em 3/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Parque Vitória)
7 – Augusto Simão Correia, de 27 anos (morador da Vila Palmeira; registro no IML em 3/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu na Vila Palmeira)
8 – Leones Ribeiro – o 'Romarinho', de 23 anos (morador da Vila Conceição – Altos do Calhau; registro no IML em 4/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Vila Conceição – Altos do Calhau)
9 – Elton Osmar Costa, de 21 anos (morador da Divinéia; registro no IML em 5/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Santa Cruz)
10 – Walderlã dos Santos Martins, de 22 anos (morador do Sol e Mar; registro no IML em 5/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Sol e Mar)
11 – Wendel Oliveira Lima, de 16 anos (morador da Marly Abdalla; registro no IML em 5/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Vila São José II – São José de Ribamar)
12 – Walternildo Ferreira Diniz, de 31 anos (morador da Divinéia; registro no IML em 5/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Divinéia)
13 – Carlos Lennon da Silva, de 22 anos (endereço não informado; registro no IML em 6/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Coroadinho)
14 – Rubyerllison Nascimento de Freitas, de 33 anos (endereço não informado; registro no IML em 6/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Cidade Operária)
15 – Wilton Sergio da Conceição, de 30 anos (morador da Ilhinha; registro no IML em 6/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu na Ilhinha)
16 – Valdick Carvalho da Silva, de 40 anos (morador do Cumbique - Raposa; registro no IML em 6/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Cumbique - Raposa)
17 – Daniel Luís Rodrigues da Silva, de 23 anos (morador da Vila Conceição – Altos do Calhau; registro no IML em 6/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Vila Conceição – Altos do Calhau)
18 – Corpo ainda não identificado (registro no IML em 7/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Jordoa)
19 – Auclines de Meneses Costa – o 'Piauí', de 39 anos (endereço não informado; registro no IML em 7/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Calhau)
20 – Rodrigues Tavares Tito, de 19 anos (morador do Alto do Farol; registro no IML em 7/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no Bacurizal - Raposa)
21 – Pedro Lima de Oliveira – o 'Locinha', de 45 anos (morador do Alto do Farol; registro no IML em 7/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Bacurizal - Raposa)
22 – Deusenilce Costa Pereira, de 32 anos (moradora da Ilha da Paz – Mauro Fecury I; registro no IML em 7/1/13; morta por arma branca; crime ocorreu na Ilha da Paz – Mauro Fecury I)
23 – Josivan de Jesus Santos, de 26 anos (morador da Vila Kiola II; registro no IML em 8/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Vila Kiola)
24 – Claudinei Cruz Alves, de 24 anos (endereço não informado; registro no IML em 8/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Parque Jair – São José de Ribamar)
25 – Evandro Alves da Silva, de 52 anos (morador do Residencial Pirâmide - Raposa; registro no IML em 10/1/13; morto a golpes de enxada; crime ocorreu no Residencial Pirâmide - Raposa)
26 – Tácio Antônio Silva Rodrigues – o 'Morcego', de 25 anos (morador do Recanto dos Poetas - Pirâmide; registro no IML em 11/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Alemanha)
27 – Anderson Silva Rodrigues – o 'Cebola', de 16 anos (morador da Alemanha; registro no IML em 11/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu na Alemanha)
28 – Alessandro Mota Silva, de 27 anos (endereço não informado; registro no IML em 12/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no Maranhão Novo)
29 – Flávio da Silva Pereira, de 31 anos (morador do João de Deus; registro no IML em 12/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Cohama)
30 – Pedro Silva Costa Neto, de 31 anos (morador do Recanto Verde; registro no IML em 12/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Vila Itamar)
31 – Pedro Pereira, de 45 anos (morador da Ilha de Jacamin, na Estiva; registro no IML em 12/1/13; morto a golpes de machado; crime ocorreu na Estiva)
32 – Eduardo Martins Sousa, de 22 anos (morador do Coroadinho; registro no IML em 13/1/13; morto a pedradas e pauladas; crime ocorreu no Coroadinho)
33 – Raimundo Nonato Mendes Ferreira, de 21 anos (morador do Alto da Esperança; registro no IML em 13/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no Maracanã)
34 – Joadson Lima Souza, de 20 anos (endereço não informado; registro no IML em 13/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Calhau)
35 – Paulo Roberto Cruz Sena, de 26 anos (morador do Barreto; registro no IML em 13/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Barreto)
36 - Corpo ainda não identificado (registro no IML em 14/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu na Vila Cristalina)
37 – Jonathan Carlos Mendes Carvalho, de 19 anos (endereço não informado; registro no IML em 13/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Estrada da Raposa)
38 – Weberth Correa Rodrigues, de 24 anos (morador da Vila Sapinho – Vila Embratel; registro no IML em 13/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu na Vila Sapinho – Vila Embratel)
39 – Francisco de Assis Coelho Vieira, de 34 anos (morador da Vila Janaína; registro no IML em 14/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no Residencial José Reinaldo Tavares – área da Cidade Olímpica)
40 – Maria da Conceição Belfor, de 50 anos (moradora da Vila J. Lima; registro no IML em 14/1/13; morta por outros meios; crime ocorreu na Vila J. Lima)
41 – Gilmar Santana Cruz de Azevedo, de 48 anos (morador do Jardim Tropical II, registro no IML em 15/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Jardim Tropical I)
42 – Antônio Marcos Barroso dos Santos – o 'Zarolho', de 26 anos (morador da Vila São Luís, registro no IML em 15/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Vila São Luís)
43 – Paulo Henrique Rabelo Frazão – o 'Pé de Bola', de 26 anos (endereço não informado, registro no IML em 16/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Vila São José)
44 – Jaterlan Cunha Rocha – o 'Pé de Bola', de 19 anos (morador do Diamante, registro no IML em 17/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Diamante)
45 – Flávio Henrique Ferreira, de 22 anos (morador da Cidade Olímpica, registro no IML em 17/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Cidade Olímpica)
46 – Gleydson Costa Barbosa, de 26 anos (morador da Mauro Fecury II, registro no IML em 17/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Mauro Fecury II)
47 – Lenylson Chaves Rabelo, de 28 anos (morador do Recanto Canaã, registro no IML em 18/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no Recanto Canaã)
48 – Alisson Silva Cabral, de 23 anos (morador da Vila Sarney Filho I, registro no IML em 18/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Vila Sarney Filho I)
49 – Windson Paulo Soares Duarte, de 30 anos (morador do Bairro de Fátima, registro no IML em 18/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Areinha)
50 – Anderson Pinto Araujo, de 25 anos (morador do Residencial Canudos, registro no IML em 18/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Parque Vitória)
51 – Corpo ainda não identificado (registro no IML em 19/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no Centro)
52 – Gleydson Duarte Santos – o 'Bilu', de 38 anos (morador do Residencial Magnólia – Maracanã, registro no IML em 20/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Vila Nova República - Maracanã)
53 – Joaquim Raposo Correa, de 23 anos (endereço não informado, registro no IML em 21/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Aterro do Bacanga)
54 – Fábio de Jesus Pereira, de 37 anos (morador da Vila Nossa Senhora da Vitória – Paço do Lumiar, registro no IML em 21/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no Centro – Paço do Lumiar)
55 – Carlos Alberto Rodrigues Costa, de 35 anos (morador do João de Deus, registro no IML em 22/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no João de Deus)
56 – Anderson Alves Silva, de 23 anos (morador da Vila Bacanga, registro no IML em 22/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu na Vila Bacanga)
57 – Pedro Araujo da Silva, de 20 anos (morador do município de Zé Doca, registro no IML em 23/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu em Pedrinhas, dentro do Presídio São Luís II)
58 – Leandro de Jesus Pereira Lopes – o 'Léo', de 21 anos (morador do Rio Anil, registro no IML em 23/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Rio Anil)
59 – Wadson Costa da Silva – o 'Cof-Cof', de 32 anos (morador da Madre Deus, registro no IML em 23/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Madre Deus)
60 – Jefferson Rocha dos Santos – o 'Sobrancelha', de 32 anos (morador da Vila Embratel, registro no IML em 24/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no Centro – São Luís)
61 – Paulo Rogério Barbosa Soares, de 30 anos (morador da Vila Embratel, registro no IML em 24/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu em Pedrinhas, dentro do Centro de Detenção Provisória - CDP)
62 – Luís Fernando Silva Carvalho, de 36 anos (endereço não informado, registro no IML em 26/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no Bairro de Fátima)
63 – Raimundo Nonato Quendere, de 19 anos (morador da Ilha de Jacamim, no Portinho, registro no IML em 27/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu na Estiva)
64 – José de Ribamar Santos da Silva – 'Ceguinho', de 41 anos (morador do Residencial Eugênio Pereira – Paço do Lumiar, registro no IML em 27/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Residencial Eugênio Pereira – Paço do Lumiar)
65 – Ailton Gaspar Sousa – o 'Dibandinha', de 25 anos (morador da Vila São Luís, registro no IML em 27/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Vila Nova)
66 – Alexandro da Silva Nunes, de 29 anos (morador do Jambeiro, registro no IML em 27/1/13; morto por arma branca; crime ocorreu no Jambeiro)
67 – Flávio Nogueira Ferreira, de 30 anos (morador do São Bernado, registro no IML em 27/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Residencial Isabel Cafeteira)
68 – Tolentino Ezaltino Farias, de 46 anos (morador da Madre Deus, registro no IML em 28/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Vila São José – Paço do Lumiar)
69 – Raimundo Nonato Barbosa Fonseca, de 48 anos (endereço não informado, registro no IML em 28/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no São Bernardo)
70 – Jhones Lemos Gonçalves, de 20 anos (endereço não informado, registro no IML em 28/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no São Raimundo)
71 – Luan Jefferson dos Santos Araújo, de 19 anos (morador do Bairro de Fátima, registro no IML em 29/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no Bairro de Fátima)
72 – Wemerson L. de Jesus G. Cabral, de 16 anos (endereço não informado, registro no IML em 29/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Liberdade)
73 – Samuel Sales de Brito, de 22 anos (morador da Vila Riod, registro no IML em 30/1/13; morto a paulada; crime ocorreu no Cohatrac)
74 – Joaci Costa Neto, de 24 anos (morador do Alto da Vitória – João Paulo, registro no IML em 30/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu no João Paulo)
75 – Bruno Furtado dos Santos, de 16 anos (morador do Parque Jair, registro no IML em 31/1/13; morto por arma de fogo; crime ocorreu na Portelinha)

Jornal Pequeno
3 de fevereiro de 2013
POR GABRIELA SARAIVA
http://www.jornalpequeno.com.br/2013/2/4/janeiro-registra-75-assassinatos-na-regiao-metropolitana-de-sao-luis-243954.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário